O HISTORIADOR DE AZULEJARIA

COLEÇÃO SANTOS SIMÕES

A coleção Santos Simões resulta, em primeiro lugar, do trabalho desenvolvido pela Brigada de Estudos de Azulejaria; em segundo, dos textos e notas inéditos que este investigador produziu no âmbito da elaboração do Corpus da Azulejaria Portuguesa.

O AZULEJO E A CIDADE DE LISBOA

AZULEJARIA DE LISBOA

A coleção Azulejaria deLisboa resulta da investigação realizado por Teresa Saporiti à azulejaria de lisboeta. É constituída por 6.869 espécies fotográficas e por fichas de identificação da realidade captada. Esta coleção está em fase de digitalização.

«O azulejo é uma das expressões mais fortes da cultura em Portugal»

PAULO R. HENRIQUES

O PROJETO DIGITILE

ACERCA

Este sítio Web apresenta os resultados do projeto Biblioteca DigiTile: azulejaria e cerâmica online (PTDC/EAT-EAT/117315/2010) que teve por objetivos principais:

  • Estudar a documentação inédita deixada por João Manuel dos Santos Simões e pela Brigada da Azulejaria produzida no contexto do projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e intitulado “Corpus da Azulejaria Portuguesa”;
  • Organizar, com essa documentação e outras coleções pertencentes aos fundos da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, uma biblioteca digital sobre azulejaria e cerâmica disponível para os estudiosos, mas também para todos aqueles que se interessam por estas temáticas.

Esta biblioteca digital está acessível em https://digitile.gulbenkian.pt

ARTE E HISTÓRIA EM IMAGENS

GALERIAS



PTDC/EAT-EAT/117315/2010