AZULEJARIA E CERÂMICA PORTUGUESAS

SOBRE A BIBLIOTECA DIGITAL

A azulejaria, enquanto expressão maior de uma certa tradição e sensibilidade artísticas portuguesas, deixou e continuará a deixar múltiplos traços na sociedade portuguesa ao longo do tempo.

De entre essa multiplicidade possível de traços, a Biblioteca DigiTile apresenta, maioritariamente, as coleções especiais sobre esta temática que fazem parte dos fundos da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como estudos contemporâneos sobre essas coleções e, em geral, sobre as temáticas da Azulejaria e da Cerâmica Portuguesas. Integra ainda outros contributos, tais como a coleção fotográfica sobre Registos de Santos em Azulejo, da responsabilidade do Museu de Lisboa.

A Biblioteca Digital pretende ser um repositório de referência no campo da Azulejaria e Cerâmica Portuguesas, publicando fontes e estudos sobre estas temáticas. Inicialmente, foi o resultado do projeto DigiTile (PTDC/EAT-EAT/117315/2010), que visava a publicação de fontes para o estudo da azulejaria pertencentes aos fundos da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, nomeadamente a Coleção Santos Simões, e de estudos recentes com base nessas fontes. Constituiu uma iniciativa do ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, ao qual se associaram, entre outros, a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.

«O azulejo é uma das expressões mais fortes da cultura em Portugal»

PAULO R. HENRIQUES