ESTUDOS SOBRE AZULEJARIA

ACERCA

A coleção Estudos de Azulejaria compõem-se de dois grandes núcleos de textos. Em primeiro lugar, um conjunto de publicações do final do século XIX e início do século XX, de autores como José Queirós, Virgílio Correia, Gabriel Pereira ou Joaquim de Vasconcelos, os iniciadores dos estudos sobre a azulejaria e a cerâmica portuguesas.

Da autoria de historiadores de arte contemporâneos e no âmbito do projeto DigiTile um conjunto de estudos inéditos, realizados pela equipa de investigação deste projeto, a patir da análise do conjuntos de textos e ensaios da Autoria do Engº João Miguel dos Santos Simões, complementares ao Corpus da Azulejaria Portuguesa. Dos oito ensaios que constam da coleção Santos Simões, os seguintes foram eleitos como objeto de estudo : Iconografia olisiponense em azulejo; Registos devocionais em azulejo; Frontais de altar em azulejo; Azulejos armoriados; Gramática ornamental de azulejaria portuguesa, Convento dos Cardais e o Manual de azulejaria e cerâmica.

Para além destes, apresentam-se também outros estudos recentes publicados sobre a temática da azulejaria, sejam eles ou não da autoria da equipa de investigadores que originalmente ligada ao projeto DigiTile.

A aplicação da legilslação no âmbito dos Direitos de Autor, implica que alguns títulos aqui publicados estejam apenas disponíveis na rede interna da Biblioteca de Arte e consultáveis in situ.